6 conselhos para respeitar o meio ambiente ao volante

03/06/2019

No caminho rumo a transformar as cidades em melhores lugares para se viver, deparamo-nos com um grande inimigo: o aquecimento global. As consequências de um aumento da temperatura são devastadoras: degelo, inundações, secas, incêndios, desaparecimento de espécies e recursos económicos, etc. A boa notícia é que ainda estamos a tempo de lutar contra tudo isto.

Como já sabe, na Cabify compensamos todo o CO₂ que produzimos ao proteger mais de 5,3 milhões de árvores na floresta da Amazónia. No entanto, esta não é a única forma de combater o aquecimento global. Todas as escolhas que fazemos no nosso dia a dia, mesmo que pareçam insignificantes, podem fazer a diferença. Quando conduzimos podemos ajudar a diminuir os efeitos do aquecimento global ao emitir a menor quantidade de CO₂ possível. Como? Muito simples, seguindo as dicas abaixo, que vão ainda ajudá-lo a economizar combustível:

  1. Deixe os vidros fechados. É uma das dicas mais comuns que já deve ter ouvido falar muitas vezes. Com as janelas abertas, entra muito ar no carro, o que provoca um “efeito travão” que força o motor a funcionar ainda mais do que o normal.
  2. Evite acelerar e usar as primeiras mudanças. Quanto mais pisar no acelerador, mais CO₂ vai emitir para a atmosfera e o mesmo acontece se exagerar na utilização das primeiras mudanças. Solução? Acelerar o necessário e alterar as mudanças no momento exato, sem exigir muito esforço ao seu veículo.
  3. Espere uns minutos para ligar o ar-condicionado. Para funcionar de maneira correta, o ar-condicionado exige que o motor tenha uma temperatura elevada. Desta forma, evite acioná-lo imediatamente depois de ligar o carro. Espere 5 minutos.
  4. Quanto menos peso, melhor. Sempre que possível, evite levar muito peso no veículo. Quanto maior o peso, maior o esforço do motor e, consequentemente, maior o consumo de combustível.
  5. O poder da inércia. Se estiver a descer, não precisa de acelerar. Além disso, se sabe que vai parar porque vê um sinal vermelho ao longe, é melhor retirar os pés do acelerador e travar com as mudanças sempre que possível. Assim, a energia que os travões precisam será menor.
  6. De um modo geral, é necessário que o veículo esteja em boas condições. O mais importante é verificar as condições dos pneus. Avaliar se estão desgastados ou têm um defeito, verificar se o motor do seu carro vai ter que trabalhar mais do que o normal. Já sabe o que estes problemas querem dizer: maior consumo de combustível e, portanto, mais poluição. Não se esqueça de confirmar periodicamente o estado dos filtros de ar e os níveis de líquidos.

E já está! Se já segue estas recomendações ou decidiu aplicá-las no seu dia a dia, a partir de agora, agradecemos-lhe muito por respeitar o planeta!

Drive towards a future full of possibilities Join us

Read next

Por uma viagem ainda mais responsável

Desde que a Cabify nasceu, há sete anos, em Madrid, tivemos alguns grandes momentos de orgulho. Como o dia em que iniciámos as nossas operações na América Latina. Ou aquela segunda-feira de manhã quase surreal, anos atrás, quando soube que tínhamos alcançado 1 milhão de viagens em todo o mundo. Mas acho que o anúncio de hoje me deixa ainda mais orgulhoso.

Read more...