5 motoristas de filme

27/06/2018

Polícias, cowboys, médicos, super-heróis ou advogados são, provavelmente, as profissões que o cinema mais utilizou para contar histórias. Sim, é maravilhoso fazer justiça, enfrentar vilões que querem invadir o planeta ou salvar vidas… mas não é preciso ter super-poderes ou ser o advogado mais prestigiado do planeta para isso! Existe outra profissão que, apesar de em menor escala, também tem sido usada pelo cinema para isso: o motorista. Um motorista que, aliás, mostra a sua destreza ao volante, move e conhece uma infinitude de pessoas num espaço reduzido e que, ainda por cima, marca o ritmo. A seguir, mostramos-lhe 5 motoristas de filme que nos dão razão.

  • 1. Korben Dallas em ‘O Quinto Elemento’ (‘The Fifth Element’, 1997). Um motorista (Bruce Willis) trabalha como taxista na Nova Iorque do século XXIII. E não faz apenas isso… também luta contra vários vilões, viaja pelo espaço e tenta salvar o mundo fechando a porta de uma das dimensões da vida e da morte. Este motorista é um herói!

  • 2. Baby em ‘Baby Driver: Alta Velocidade’ (idem, 2017). Um jovem com grande talento ao volante (Ansel Elgort) trabalha como motorista para um grupo criminoso. Mas tudo muda quando, após um golpe falhado, o chefe do grupo tenta eliminar Baby e a sua namorada. É aí que terá que fugir, antecipando, derrapando e esquivando-se dos seus inimigos ao ritmo de blues, pop e rock’n’roll.

  • 3. Hoke Kolburn em ‘Miss Daisy’ (‘Driving Miss Daisy’, 1989). Um motorista privado (Morgan Freeman) começa a trabalhar em exclusivo para uma mulher abastada e um tanto antipática de 72 anos. A relação entre os dois não começa nada bem mas, após várias viagens juntos, criam uma grande amizade. Um filme emocionante que ganhou vários prémios, entre eles o Óscar de melhor filme.

  • 4. Paterson em ‘Paterson’ (idem, 2016). Neste caso, trata-se de um motorista de autocarro (Adam Driver) que também é poeta no seu tempo livre. E Paterson é um homem simples que desfruta da beleza das pequenas coisas. Uma história tranquila contada desde o ponto de vista de um motorista com uma sensibilidade muito especial.

  • 5. Max em ‘Colateral’ (idem, 2004). Um taxista (Jamie Foxx) trabalha tranquilamente quando, de repente, um assassino a soldo (Tom Cruise) entra no seu veículo e o contrata para ir aos locais onde estão as pessoas que tem de eliminar. Max vê-se envolvido, por acaso, numa trama cheia de violência e vê-se obrigado a impedir, custe o que custar, que o seu peculiar passageiro continue a assassinar pessoas.

MENÇÃO ESPECIAL

  • 6. Vários motoristas em ‘Noite na Terra’ (‘Night on Earth’, 1991). Já mencionámos 5 filmes, mas queríamos reservar um lugar especial para ‘Noite na Terra’. Porquê? Porque se trata de um filme que capta perfeitamente a essência do nosso serviço: cidades, pessoas, movimento… está tudo neste filme que narra 5 histórias de 5 motoristas em 5 cidades diferentes: Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Roma e Helsínquia.
Drive towards a future full of possibilities Join us